Perguntas Frequentes

A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum.

É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.

A toxina botulínica para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas, estão:

• Rugas da testa;
  • Vinco na glabela (espaço entre as sobrancelhas;
  • Pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos.
    Mas também pode ser indicado para sorriso gengival, rugas periorais, hipertrofia massater (bruxismo). No pescoço para prevenir rugas transversais e perda do contorno da mandíbula. Nas axilas e mãos para hiper-hidrose, entre outras indicações.

As rugas ou linhas de expressão são marcas causadas pela movimentação repetitiva dos músculos do rosto. Elas podem ser rugas fixas ou causadas somente pela movimentação. A toxina botulínica visa bloquear as rugas do movimento pra que elas não se transformem em rugas fixas.

Por ser feita com uma agulha, a aplicação de toxina botulínica parece dolorosa para muitos. No entanto, ela é só um pouco desconfortável. Antes da aplicação, é usado um creme anestésico tópico e um aparelho vibrador que diminui a dor, a fim de minimizar o desconforto. E as agulhas utilizadas são bem finas.

A duração média é de 4 meses, mas depende de cada pessoa. Em geral, realizamos o procedimento a cada 6 meses.

A toxina botulínica, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou portadores de doenças neuromusculares.

São substâncias que quando injetadas na pele produzem um efeito inflamatório que estimula nossas células a produzirem colágeno, diminuindo a flacidez da pele e das estruturas profundas, dando um poderoso efeito de lifting.

O resultado não é imediato, já que depende de uma reação de estímulo das células a produzirem colágeno. Apesar da formação de colágeno iniciar em 2 semanas após a aplicação, os resultados são mais visíveis após 3 a 6 meses. Podendo durar, em geral, 18 meses.

O Sculptra é aplicado na pele através de uma fina agulha ou cânula. A técnica é pouco dolorosa pois o produto contém anestésico na sua preparação e antes da aplicação utilizamos anestésico tópico.

A maioria das pessoas pode retornar às atividades normais imediatamente após as injeções de Sculptra. Inchaço, hematomas e outros efeitos colaterais geralmente são leves e desaparecem em poucos dias.

Entre os procedimentos que apresentam melhores respostas, temos: radiofrequência invasiva, ácido poliláctico e subcisão.

Em geral, são propostas associações desses tratamentos com exercícios físicos e dieta adequada, que, sem dúvida, são importantes para a saúde geral. É preciso ressaltar que nenhum tratamento para celulite e flacidez funciona sem alterações nos hábitos alimentares e no modo de vida. É preciso reduzir o consumo de açúcar e gorduras, tomar muita água e praticar exercícios físicos, como os aeróbicos, que ajudam na redução da gordura corporal, ou a musculação, que auxilia para a firmeza para a pele. Concluindo, o tratamento da celulite é muito difícil e precisa ser realizado com a combinação de tratamentos.

A indicação de tratamento depende do tipo de cicatriz. Entre os tratamentos mais eficazes, estão o peeling químico, laser erbium, bioestimuladores de colágeno, subincisão, laser de CO2 fracionado, dermaroller e até os preenchimentos. Tudo depende do caso!

A toxina botulínica age paralisando o músculo, evitando movimentação, impede que a ruga seja acentuada (ou até formada) pela contração muscular. Já o preenchimento atua na redução da flacidez, repondo o volume de algumas áreas do rosto e melhorando seu contorno.

Não. No preenchimento labial é utilizado o ácido hialurônico que é totalmente reabsorvido de forma natural pelo organismo, dentro de um determinado período de tempo, em geral dura 12 meses. E, caso seja necessário, o resultado pode ser revertido de forma imediata pela aplicação de uma enzima que inativa o ácido hialurônico, revertendo o preenchimento